quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O telejornalismo regional

As emissoras regionais por uma série de questões procuram dar cobertura maisor para a cidade mais importante da sua região. Este fato tem gerado muitas críticas e discussões sobre o verdadeiro papel que as emissoras deveriam prestar para a região. As empresas se defendem afirmando que não possuem equipes suficientes para realizar uma cobertura em uma localidade um pouco mais distante da emissora, mas muitas vezes se justifica enviar uma equipe para um município muito mais distante sem haver maior razão.

O Poder da televisão



A televisão é hoje o veículo mais popular como forma de entretenimento, atualização e obtenção de informações. Mas o que inibe veículos que poderiam ser difusores de conhecimento, como o jornal, o rádio e a televisão, é que, motivados basicamente por interesses capitalistas, eles despersonalizaram seu principal "produto": a notícia.

As notícias se tornaram produtos de consumo, como qualquer outro colocado à disposição da população nos pontos de acesso existentes. A notícia se transformou em uma simples mercadoria que é vendida segundo a lógica do mercado dominante, e, em conseqüência, é incapaz de refletir as realidades histórica-culturais e políticas que dão as fatos real dimensão.

Há muito tempo já se sabia que o prestígio e o poder da televisão não estavam relacionados somente com os sucessos das telenovelas, mas também com os telejornais. Informação e diversão representam um conjunto extremamente sedutor, principalmente em países com graves problemas estruturais.

Os programas telejornalíticos são espaços conquistados pelo sempre rescente interesse da população pelas notícias. O telejornal é, pelas características dos assuntos que aborda e veicula, o tipo de programa que mais credibilidade proporciona às emissoras. Credibilidade junto aos anunciantes e prestígio junto ao poder político e econômico da nação.

O surgimento da TV no Ce

Em 1960 foi inaugurada a TV Ceará, canal 2. Nessa época, a televisão já havia se confinado no sudeste. Rio, São Paulo e Minas que constituíam realmente o pedaço mais importante e significativo do mercado nacional. Mas o projeto político associado exigia uma expansão em nível nacional, o que teria acontecido a partir de 1959, com a inauguração da TV Piratini, de Porto Alegre, e deslanchando em 1960, com a entrada em funcionamento das estações de Recife (TV Rádio Clube), Salvador (TV Itapoan) e Fortaleza (TV Ceará). A televisão chegava ao Nordeste.

A importância do telejornalismo regional

O telejornal tem desempenhado papel fundamental na produção e divulgação de informações hoje em nosso país. Fatias extremamente consideráveis da população tomam conhecimento das notícias da cidade, da sua região, do seu país bem como do resto do mundo, assistindo diariamente a um dos programas de jornalismo veiculados pelas emissoras de televisão existentes.

O telejornal é pelas características dos assuntos que aborda e veicula o tipo de programa que mais credibilidade proporciona às emissoras. Credibilidade junto aos anunciantes e prestígio junto ao poder político e econômico da nação.

Apesar do importante papel adotado pelo telejornalismo na sociedade, esse tem sido escassamente analisado, tanto na produção literária, quanto na investigação acadêmica com fins didáticos. É evidente a constatação do contínuo e crescente aumento do espaço e quantidade de programas telejornalísticos que as emissoras têm colocado na sua programação.

O processo de comunicação nesse meio é o direto, o do dia-a-dia. Para o telejornalismo as notícias precisam ser faladas, e não escritas, com recursos da linguagem coloquial. A força da expressão da televisão está na individualização da comunicação, o que é fundamental para esse meio de comunicação, porque é para cada indivíduo específico que a notícia se dirigirá.