quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O Poder da televisão



A televisão é hoje o veículo mais popular como forma de entretenimento, atualização e obtenção de informações. Mas o que inibe veículos que poderiam ser difusores de conhecimento, como o jornal, o rádio e a televisão, é que, motivados basicamente por interesses capitalistas, eles despersonalizaram seu principal "produto": a notícia.

As notícias se tornaram produtos de consumo, como qualquer outro colocado à disposição da população nos pontos de acesso existentes. A notícia se transformou em uma simples mercadoria que é vendida segundo a lógica do mercado dominante, e, em conseqüência, é incapaz de refletir as realidades histórica-culturais e políticas que dão as fatos real dimensão.

Há muito tempo já se sabia que o prestígio e o poder da televisão não estavam relacionados somente com os sucessos das telenovelas, mas também com os telejornais. Informação e diversão representam um conjunto extremamente sedutor, principalmente em países com graves problemas estruturais.

Os programas telejornalíticos são espaços conquistados pelo sempre rescente interesse da população pelas notícias. O telejornal é, pelas características dos assuntos que aborda e veicula, o tipo de programa que mais credibilidade proporciona às emissoras. Credibilidade junto aos anunciantes e prestígio junto ao poder político e econômico da nação.

Nenhum comentário: