quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A importância do telejornalismo regional

O telejornal tem desempenhado papel fundamental na produção e divulgação de informações hoje em nosso país. Fatias extremamente consideráveis da população tomam conhecimento das notícias da cidade, da sua região, do seu país bem como do resto do mundo, assistindo diariamente a um dos programas de jornalismo veiculados pelas emissoras de televisão existentes.

O telejornal é pelas características dos assuntos que aborda e veicula o tipo de programa que mais credibilidade proporciona às emissoras. Credibilidade junto aos anunciantes e prestígio junto ao poder político e econômico da nação.

Apesar do importante papel adotado pelo telejornalismo na sociedade, esse tem sido escassamente analisado, tanto na produção literária, quanto na investigação acadêmica com fins didáticos. É evidente a constatação do contínuo e crescente aumento do espaço e quantidade de programas telejornalísticos que as emissoras têm colocado na sua programação.

O processo de comunicação nesse meio é o direto, o do dia-a-dia. Para o telejornalismo as notícias precisam ser faladas, e não escritas, com recursos da linguagem coloquial. A força da expressão da televisão está na individualização da comunicação, o que é fundamental para esse meio de comunicação, porque é para cada indivíduo específico que a notícia se dirigirá.

Nenhum comentário: