Véiculos transmissores de informação como o rádio e a televisão, por exemplo, acabam sendo "inibidos", porque motivados basicamente por interesses capitalistas, os veículos não cumprem seu papel como difusores de conhecimento e informação. Além disso, "despersonalizam" seu produto: a notícia, transformada em produto de consumo, como qualquer outro colocado à disposição da população, pelas grandes redes de comunicação.
A informação deve colaborar para produzir na sociedade um sentimento de inclusão social ou política, aumentando a consciência acerca do que se passa na rua e no mundo. A mediação feita entre o jornalista, a sociedade e a fonte de informação é extremamente poderosa. A televisão é a referência única de grande parte da população que se atualiza pelos noticiários. O telejornal está no ar com a missão de oferecer esclarecimentos sobre os fatos.
A informação deve colaborar para produzir na sociedade um sentimento de inclusão social ou política, aumentando a consciência acerca do que se passa na rua e no mundo. A mediação feita entre o jornalista, a sociedade e a fonte de informação é extremamente poderosa. A televisão é a referência única de grande parte da população que se atualiza pelos noticiários. O telejornal está no ar com a missão de oferecer esclarecimentos sobre os fatos.