quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A mudança do papel da televisão

Véiculos transmissores de informação como o rádio e a televisão, por exemplo, acabam sendo "inibidos", porque motivados basicamente por interesses capitalistas, os veículos não cumprem seu papel como difusores de conhecimento e informação. Além disso, "despersonalizam" seu produto: a notícia, transformada em produto de consumo, como qualquer outro colocado à disposição da população, pelas grandes redes de comunicação.

A informação deve colaborar para produzir na sociedade um sentimento de inclusão social ou política, aumentando a consciência acerca do que se passa na rua e no mundo. A mediação feita entre o jornalista, a sociedade e a fonte de informação é extremamente poderosa. A televisão é a referência única de grande parte da população que se atualiza pelos noticiários. O telejornal está no ar com a missão de oferecer esclarecimentos sobre os fatos.

A importância da informação para a sociedade

O público deseja, sempre que possível, saber o que se passa no lugar onde vive, no seu país e também no mundo. O público de televisão está aberto às informações e ao processo de comunicação das informações. Isso é conseqüência da "civilização audiovisual", que de alguma forma estamos vivendo, grandes mudanças de hábitos no contato com as comunicações eletrônicas. Os fatos chegam com rapidez inacreditável, os assuntos são muito mais diversificados e abrangentes, tornando o mundo mais conhecido.

Por outro lado, a sociedade que convive diariamente com as notícias, sejam elas divulgadas através da televisão ou não, acabada chegando a conclusão que a violência, os crimes, os fatos inusitados, constituem uma boa parte do pacote de informações do noticiário diário.

Essas notícias acabam que de certa forma criando um vínculo de proximidade com a sociedade, porque é perto das pessoas, alvo de audiência, que as coisas acontecem.