quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A mudança do papel da televisão

Véiculos transmissores de informação como o rádio e a televisão, por exemplo, acabam sendo "inibidos", porque motivados basicamente por interesses capitalistas, os veículos não cumprem seu papel como difusores de conhecimento e informação. Além disso, "despersonalizam" seu produto: a notícia, transformada em produto de consumo, como qualquer outro colocado à disposição da população, pelas grandes redes de comunicação.

A informação deve colaborar para produzir na sociedade um sentimento de inclusão social ou política, aumentando a consciência acerca do que se passa na rua e no mundo. A mediação feita entre o jornalista, a sociedade e a fonte de informação é extremamente poderosa. A televisão é a referência única de grande parte da população que se atualiza pelos noticiários. O telejornal está no ar com a missão de oferecer esclarecimentos sobre os fatos.

Um comentário:

Michelly Nunes disse...

Seu blog está bem atualizado, mas precisa corrigir algumas observações: 1. os parágrafos estão longos para o online; 2. para não cansar o leitor é bom que haja um espaço em branco entre os prágrafos; 3. depois de elaborados, os textos precisam ser revisados, antes da postagem; 4. para ser um blog sobre tv, você poderia aproveitar que está na redação e em contato com pessoas de outras redações para falar mais sobre o que acontece nas emissoras de Fortaleza; 5. dar mais sua opinião sobre os fatos e não deixar apenas informações. Vamos continuar postando....