terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bastidores de uma redação...

O que é redação? Para o estudante de jornalismo, assim como eu, a palavra redação tem um significado totalmente diferente para quem está fora e para quem está dentro dela.
Trabalhar em uma redação é antes de tudo "doar-se", porque é impossível estar em uma redação, principalmente de televisão sem estar disposto a receber críticas, elogios, "farpas", a ter momentos de constrangimentos, e até mesmo vontade de chorar.

Calma! Não se assustem! Redação é assim mesmo, o trabalho só anda se você estiver disposto, e o pior de tudo, estar disposto a tudo isso todos os dias. Redação além de tudo isso, consegue ser fascinante, tem o lado bom, o lado da satisfação do trabalho bem feito, o prazer de saber que àquilo que está sendo exibido foi fruto do seu trabalho, da sua idéia, das dificuldades superadas. É muito bom e ao mesmo tempo difícil.

Não sou veterana no assunto, mas pelo pouco tempo de experiência na área, posso confirmar o que eu ouvia quando escolhi essa profissão: "Para ser jornalista tem que amar a profissão". E isso é verdade. O Jornalismo, diferente de todas as outras profissões não se desenvolve sem o "gostar", sem o "querer", porque todo dia é um dia diferente, e apesar de ter que fazer as mesmas coisas todos os dias, cada dia é um dia diferente...

Fabiana Osterne

Nenhum comentário: